Somos seres relacionais, Deus nos fez assim desde o princípio:
Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Gênesis 2:18
É propósito dEle estarmos inseridos em uma família, em uma comunidade onde possamos nos relacionar com outras pessoas. Bons relacionamentos produzem uma base para pessoas sadias, equilibradas e com forças para enfrentar os desafios do dia-a-dia. A família é presente de Deus para nós, e faz parte de sua graça comum, até os ímpios colhem bons frutos quando estão inseridos num seio familiar sólido.
Porém, vemos que não é raro encontrar pessoas frustradas com seus relacionamentos. Filhos que não se dão bem com os pais, esposas que enfrentam dificuldades com seus maridos, amigos que vivem em desentendimento uns com os outros. Até dentro das igrejas encontramos problemas de membros que se frustram com a liderança da igreja. Mas por que será que nos frustramos tanto?
Infelizmente a influência do pecado em todas as áreas da nossa vida é grande. Vivemos numa luta constante entre a carne e o espírito, entre fazer a nossa vontade e glorificarmos a Deus com nossas atitudes. Vemos os reflexos da queda também em nossos relacionamentos: o egoísmo, a falta de misericórdia, falta de perdão e tantos outros pecados. Nos frustramos quando esperamos que as pessoas com quem nos relacionamos sejam perfeitas, ou colocamos todas nossas expectativas de ter uma vida feliz nesses relacionamentos.
Não estou dizendo aqui que devemos aceitar calados qualquer tipo de relacionamento agressivo, abusivo e imoral. Longe disso, devemos fugir na primeira oportunidade. Estou falando sobre muitas vezes colocarmos nossas esperanças em outras pessoas: serei feliz e completa quando meus pais se converterem, serei feliz e completa quando meu esposo ser mais amoroso comigo, serei feliz e completa quando meus amigos me tratarem de tal jeito, serei feliz e completa quando eu e meu namorado finalmente conseguirmos nos casar.
Ao colocar todas as nossas expectativas e esperanças tão somente em pessoas, sem levar em consideração o fator pecado, temos um risco real de nos frustrarmos. Isso porque ser humano nenhum tem o poder de nos dar prazer e satisfação completos. A Bíblia diz que Deus colocou a eternidade no coração do homem, sem que esse pudesse compreendê-la. Somente um ser eterno é capaz de suprir esse vazio, e essa pessoa é Jesus Cristo, o próprio Deus encarnado. Em Cristo todas as nossas necessidades espirituais são supridas, nEle deve estar nossa esperança.
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13
Que possamos refletir sobre isso e saber que nossas expectativas nunca serão frustradas se estiverem em Deus.
Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.
Salmos 33:20-22
No comment yet, add your voice below!