Para ser a pedra angular

Quando a nação de Israel nasceu, Deus habitou numa tenda construída por Moisés chamado Tabernáculo. Mais tarde, Deus fez sua casa no templo de Salomão. Mas quando Jesus Cristo nasceu, a plena glória de Deus veio a habitar, não em uma tenda ou templo – mas em carne humana. Quando João 1.14 diz: “A palavra se tornou carne e habitou entre nós” – a palavra “habitou” tem a mesma raiz que a palavra “tabernáculo”. Eu sei – louco.

Mas quando Cristo subiu, Deus escolheu um posto avançado na Terra – nós. A Igreja. Nós somos o templo sagrado, a morada sagrada. Mateus, capítulo 16, é a primeira vez que a palavra “igreja” aparece em nosso Novo Testamento e está dentro do contexto de uma predição misteriosa – Jesus predizendo que Ele iria construir Sua igreja e que nada, nem mesmo a morte, ficaria no seu caminho.

Avançando rapidamente para Efésios 2.19-22, o apóstolo Paulo faz uma afirmação peculiar: que os filhos de Deus estão sendo construídos juntos, não apenas como concidadãos, mas como pedras em um prédio, com Cristo como nossa pedra angular. Por milhares de anos, antes que o concreto fosse inventado, os construtores usavam pedras para estabelecer uma base para um novo edifício. Eles reuniram granito, mármore ou pedra calcária – e cinzelaram o material em blocos gigantes em forma de tijolos. Eles escolheriam um bloco e designarão “a pedra angular” – a pedra de referência que determinaria a colocação de todas as outras pedras na base. Ao colocar outras pedras, uma pedra angular assegurou que cada uma delas era sólida, nivelada e quadrada.

Quando eu tinha oito anos de idade, eu construí a mais precária rampa de bicicleta que Michigan já havia visto. Usar a palavra “construído” é forçar a barra. Peguei um tronco apodrecido do nosso quintal e conduzi um único prego para um pedaço de madeira compensada, “fixando-o” ao registro acima mencionado. Para a surpresa de ninguém, quando acertei essa rampa a toda velocidade na minha brilhante bicicleta roda sem marca, o tronco saiu do caminho, o tabuleiro disparou, e eu voei sobre meu guidão como o super-herói mais deslumbrante do mundo para o meu destino concreto abaixo .

Jesus nasceu para ser nossa pedra angular – Aquele em quem toda a nossa vida deve ser construída, para nos manter alinhados com o Pai e o que Ele está fazendo no mundo. Um que não foge ou quebra. Um que carrega o peso de nossos corações pesados e nos leva a novas misericórdias todos os dias.

(Ian Simkins)

 

Retirado e traduzido de Awana

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *