Eu adoro casamentos. Meu casamento favorito aconteceu no verão passado, quando minha irmã mais nova se casou com o namorado do ensino médio. De pé ao lado dela na frente da igreja, cheguei a vê-la trocar as alianças com o marido, enquanto faziam promessas um ao outro. Casamentos são um belo exemplo de uma aliança – uma promessa.
Um pacto é realmente um acordo legal e uma promessa. Mas na Escritura é ainda mais profundo do que isso. Você sabia que a palavra “aliança” é mencionada quase 300 vezes na Bíblia? Durante o tempo de Moisés, Deus estabeleceu uma aliança com o Seu povo que deu instruções sobre como adorar, viver em comunidade e como ser fiel ao Senhor.
Mas o povo de Deus roupeu a aliança com o pecado e ficar sem seus padrões. Para satisfazer a pena, o perdão dos pecados exigia que o sangue fosse derramado. Assim, as pessoas fizeram sacrifícios de animais para expiar seus pecados. Levítico 17:11 diz: “Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por vocês mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.”
Mais tarde, no Antigo Testamento, Jeremias profetiza sobre uma nova aliança: “ “‘Estão chegando os dias’, declara o Senhor, ‘quando farei uma nova aliança … ‘Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. ‘Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.’” (Jeremias 31.31-34)
Na última ceia com os Seus discípulos, na noite anterior a que Ele morreu, Jesus tomou o pão e o copo e disse: “Este é o meu corpo, que é dado por você. Faça isso em memória de mim … e este copo que é derramado para você é a nova aliança no meu sangue.” (Lucas 22.19-20) É o sangue sacrificial de Jesus, derramado na cruz para nós que selou o novo pacto. Já não eram necessários sacrifícios de animais para pagar nossos pecados. Jesus pagou a dívida que nosso pecado merecia com o próprio sangue.
Jesus faz todas as coisas novas! Por causa do Seu sangue estabelecendo a nova aliança, podemos ter um relacionamento com Deus. Ao celebrar o Natal, lembre-se da aliança que Ele fez com você.
(Emily Bill)
Retirado e traduzido de Awana
No comment yet, add your voice below!