Escrito por Kristen Clark (do blog Girl Defined)
Você já abriu seu aplicativo de mídia social, olhou fixamente para a tela e se perguntou o que você deveria postar? Você fica sentado tentando ter uma chuva de ideias por alguns minutos, mas nada inspirador te atinge. Assim, você navega descuidadamente no feed por um tempo (que de alguma forma se transforma em uma hora). Então você fecha o aplicativo se sentindo um pouco culpada e muito desanimada. Você deseja usar suas contas de mídia social de uma forma mais intencional, mas não tem certeza de como fazer isso.
Já esteve lá? Tenho certeza! E para ser honesta, eu ainda me encontro naquele lugar “sem inspiração e meio perdida” de vez em quando. A mídia social não existe há muito tempo, mas a maioria de nós está nela porque é a coisa normal a se fazer. Mas, uma vez que estamos lá, somos inundadas com mais conteúdo do que poderíamos consumir, e começamos a nos perguntar qual é o nosso propósito de estar lá.
Tive uma conversa outro dia com uma amiga que parecia muito semelhante ao que descrevi acima.
Ela estava se sentindo um pouco perdida e muito pouco inspirada em seu Instagram. Ela queria se divertir com sua conta e ao mesmo tempo ser intencional, mas se sentia confusa sobre seu propósito e objetivos. Conversamos por alguns minutos e, ao final da conversa, ela sentiu um pouco mais de clareza sobre a direção que queria seguir.
Minha esperança ao escrever este post é fazer exatamente isso por você. Quando você terminar de ler isto, espero que você se sinta um pouco mais inspirada e esteja muito mais claro qual é o seu propósito e objetivo de estar nas redes sociais. E se você não estiver nas redes sociais, tudo bem também! Parabéns. Não é para todos. E não se sinta mal com isso.
Para aqueles de vocês que estão nas redes sociais, provavelmente já ouviram o termo “influencer” (influenciador) ser muito usado, certo? Ao ouvir esse termo, você pode imaginar um influencer como alguém com uma grande sequência de seguidores nas redes sociais que regularmente colabora com grandes marcas. Sim? Eles provavelmente têm uma conta lindamente elaborada com fotos perfeitamente selecionadas. Certo. E tudo bem. Mas e se eu dissesse que se tornar um influenciador não é determinado pelo seu número de seguidores?
E se eu te contasse que cada pessoa nas mídias sociais é um influencer.
Antes de você rir, me escute. Um influencer (em sua essência) é apenas isso – alguém que influencia os outros. Certo?
Então isso significa que se você tiver mais de 0 seguidores, você é uma influenciadora. E as pessoas que seguem você (sejam 10 ou 10.000) estão sendo influenciadas pelo que você faz em sua conta. Cada vez que você posta uma foto, escreve uma descrição, filma um vídeo ou compartilha algo, você está influenciando as pessoas reais que o seguem.
Portanto, a primeira grande mudança de mentalidade que quero que você faça com suas redes sociais é se ver como uma influenciadora.
Você é um influenciador, goste ou não. Agora, aqui está a próxima pergunta: Que tipo de influenciadora você está sendo? O que você está postando? O que você está dizendo? O que você está compartilhando? É isso que importa. E se é aí que você está se sentindo preso, continue lendo.
Quero oferecer algumas dicas práticas que realmente me ajudaram a pensar em minha conta pessoal no Instagram. Ainda estou aprendendo e crescendo nisso, mas as dicas e perguntas a seguir realmente me ajudaram a descobrir meu propósito e direção para minha conta.
-
Descubra seu propósito.
Por que tipo de coisas você se sente apaixonada? O que você ama? No que você é boa? O que te deixa animada? Como você deseja encorajar outras pessoas? O que você está aprendendo? Responder a esses tipos de perguntas a ajudará a descobrir qual deve ser seu foco e propósito nas mídias sociais.
Sua conta será uma conta de estilo de vida? Ok, faça uma lista das coisas que você deseja postar. Sua conta é principalmente sobre família? Ok, faça uma lista dos tipos de coisas que deseja compartilhar intencionalmente. A sua paixão está em compartilhar encorajamento espiritual com os outros? Ok, como você poderia fazer isso de uma forma natural enquanto incorpora sua vida real? Talvez você tenha uma habilidade a partir da qual outras pessoas adorariam obter conhecimento? Talvez sua conta possa se concentrar em equipar outras pessoas?
Basta começar a chuva de ideias. O primeiro passo para obter clareza é definir seu propósito. Passe algum tempo pensando e orando sobre isso, depois escreva 3 a 5 frases descrevendo seu novo propósito.
-
Publique sobre o que você já está fazendo na vida real.
As pessoas são atraídas por outras pessoas. O que você posta nas redes sociais pode ser simplesmente uma extensão do que você já está fazendo na vida real. Não pense demais. O que você está fazendo no dia a dia? Como o seu propósito (aquele que você estabeleceu no tópico acima) se entrelaça com a sua vida real? Incorpore isso em suas contas de mídia social e poste sobre isso!
-
Lembre-se de que a missão não mudou.
Como mulheres cristãs, nosso maior propósito é compartilhar o evangelho e fazer discípulos (Mateus 28). Este deve ser nosso objetivo final ao considerarmos nossa influência nas redes sociais. Agora, isso não significa que cada postagem deve ser preenchida com versículos e pensamentos espirituais. Mas mesmo que sua paixão seja algo como projetos DIY (faça você mesmo), existe uma maneira criativa de trazer sua fé com você para essa área. Reserve algum tempo para pensar em como você pode entrelaçar de maneira bela e natural sua fé em suas contas sociais.
-
Escolha seu estilo.
Você percebeu a variedade de estilos por aí? Pense na sua presença nas redes sociais da mesma forma que alguém faria para decorar a sala de estar ou o quarto. Cada pessoa tem sua preferência por cores, estilo, arranjo e aparência. A mídia social é da mesma forma. Como você quer “decorar” seu feed? Qual estilo de edição você ama? Quais cores você gosta? Que padrões você pode estabelecer? Que filtros atraem você? Descubra seu estilo e, em seguida, mantenha-o por um tempo para dar ao seu feed uma aparência consistente.
-
Divirta-se!
Não fique estressada com isso. Divirta-se com sua conta e faça alterações sempre que quiser. Olhe em volta e obtenha ideias de outras mulheres cristãs inspiradoras. Se você não está animada com o que está postando, é provável que outras pessoas também não.
Por fim, lembre-se disso: a mídia social é uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal. Escolha usá-la para o bem! Use-a de uma forma que incentive os outros e traga glória a Deus! Você é uma influenciadora, então use sua influência para você.
E para aqueles que estão hesitantes em relação às mídias sociais – lembre-se disso: a mídia social não é para todas. Você não precisa ficar lá se não quiser. Você tem a liberdade para sair quando quiser. Se for um fardo em sua vida, não carregue mais esse fardo se não for necessário. Faça uma pausa ou simplesmente deixe de lado. Acredite em mim, você não perderá nada além do que você pode realmente viver na vida real.
Eu adoraria ouvir de você abaixo!
- Como você pode usar sua presença na mídia social para influenciar outras pessoas intencionalmente?
- O que você adicionaria à minha lista de ideias? Compartilhe conosco nos comentários!
Leia o post original aqui.
No comment yet, add your voice below!