Temos dificuldade em agradecer, de ver o lado bom das pessoas e até mesmo ver as nossas qualidades. É mais fácil fazer uma lista de defeitos do marido do que uma lista de boas qualidades, é mais fácil ver o que está faltando do que o que já temos. As alegrias são passageiras, as bênçãos são esquecidas e voltamos sempre a reclamar.
Podemos pensar: onde está a verdadeira alegria? Onde poderemos encontrar satisfação, prazer real? Voltando nossos olhos para a Palavra de Deus vamos encontrar mulheres que nos deixaram um testemunho da verdadeira alegria que encontraram em Deus, pois somente em Deus, nos seus atos, em sua criação e no seu amor podemos sentir a verdadeira alegria, aquela que não pode ser tirada por uma circunstância.
O sorriso que vem de um espírito tranquilo.
Estas mulheres escreveram cânticos de gratidão, orações que chegaram ao trono de Deus e ficaram registradas na Bíblia para que em todo tempo, em qualquer circunstância possamos sentir paz e satisfação. Todas estas mulheres passaram por dificuldades, tiveram perdas, viveram momentos de medo e dor, mas elas encontraram em Deus o motivo para caminharem felizes.
Ana, uma mulher estéril que sofria com o preconceito da época, mesmo quando vinha ao templo trazer suas ofertas tinha no coração uma dor por não poder ter filhos. Então, ela colocou toda esta dor aos pés de Deus, falou com sinceridade tudo que sentia e não escondeu sua tristeza. Ela pediu a Deus que lhe desse um filho e prometeu entregar este menino para Deus para seu serviço no templo. Orou e creu, e no mesmo momento seu rosto mudou e ela sorriu. Depois de algum tempo, Ana viveu a maternidade. Deus lhe deu um filho: Samuel. Ele nasceu e encheu a casa e a vida de Ana de alegria, e neste momento Ana orou agradecendo e sua oração ficou registrada na Palavra de Deus.
“Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus”. 1 Samuel 2:2
Ana uma mulher simples encontrou em Deus a alegria para sua vida e o exaltou.
Débora era uma juíza em Israel, tinha uma tarefa muito importante diante de um povo sem líderes, em uma época muito difícil. Deus levantou uma mulher, esposa e mãe para julgar o povo, e a cada dia esta mulher julgava debaixo de uma árvore. Ela poderia ter sentindo satisfação em seu lugar de destaque, ela poderia ter guerreado com Baraque, mas ela encontrou satisfação e alegria em obedecer a Deus. Ela viu o povo vencer, ajudou, mas nunca se esqueceu que era Deus que a ajudava e fortalecia, e que a sua sabedoria dependia de Deus e sua alegria também.
Os montes tremeram perante o Senhor, o Deus do Sinai, perante o Senhor, o Deus de Israel. Juízes 5:5
Débora um mulher sábia com um cargo muito importante encontrou a satisfação em Deus.
Temos mais duas mulheres que viveram juntas uma grande milagre: Izabel, mãe de João Batista e Maria, mãe de Jesus. Estas duas mulheres eram primas, a diferença de idade entre elas era grande. Izabel já era uma mulher idosa, que durante sua vida orou e pediu a Deus um filho e agora já não acreditava que viveria esta alegria. Maria era uma jovem que fora escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. As duas tinham problemas e medos, uma por ter idade avançada para gerar um filho e a outra por ser muito jovem e solteira, ambas iriam enfrentar os olhos maliciosos das vizinhas, as conversas baixas quando chegassem aos lugares, mas as duas encontraram em Deus a satisfação a alegria para atravessar as lutas e sorrir.
Elas se encontraram, particularmente me emociono toda vez que leio este texto da Bíblia, elas estavam diante de milagres e também de profecias que estavam se cumprindo:
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!
Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Lucas 1:41-43
Isabel se alegrou com sua prima, e o mais importante, Isabel reconheceu que era Jesus e não se sentiu merecedora desta visita. Nós, muitas vezes, reclamamos e exigimos as coisas. Achamos que merecemos tantas coisas, mas na realidade tudo que temos e somos foi dado por Deus e precisamos entender e encontrar a verdadeira alegria em estar simplesmente diante de Deus e podendo conversar com Ele em oração.
Maria nos deixou um cântico registrado na Palavra de Deus, ela sabia que não era merecedora do que estava recebendo, ela encontrou em Deus a sua maior alegria e benção.
“pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome”. Lucas 1:49
Vamos encontrar na Bíblia mais e mais relatos de servos e servas de Deus que encontraram em Deus satisfação mesmo em tempos de dor, de lutas. E nós?
Aonde temos buscado alegria e satisfação?
O dinheiro, o poder, a fama não podem garantir alegria verdadeira , não podem nos trazer a satisfação de um coração perdoado e que busca a Deus.
Que tenhamos em Deus a nossa alegria, que encontremos satisfação em ler a Palavra de Deus, em orar e estar diante de Deus a cada dia, que possamos com as nossas vidas falar desta alegria, através de palavras, de atos, de louvor.
“Satisfação é ter a Cristo
Não há maior prazer já visto
Sou de Jesus e agora eu sinto satisfação sem fim”
Que este louvor seja verdade na minha e na sua vida.
1 Comment
Mensagens maravilhosas de mulheres que são exemplos de coragem.
Gostei muito, Deus abençoe as mulheres cristãs