As faces do falar – 1º estudo

Bem amadas, a primeira face do falar que aprenderemos é:

  • Como Falar: Baseado em Colossenses 4:6 onde o apostolo Paulo diz que “A vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.

Conta-se a historia de um pintor que foi pintar uma floresta, colocou seu cavalete, preparou seus pinceis e observou alinda paisagem… calma, colorida, bela…cenário perfeito. Mas de repente iniciou se um grande incêndio, onde todos os tipos de animais começaram a sair da floresta, grandes, pequenos e peçonhentos, correndo e gritando! Grande alvoroço! La se foi a beleza e acalmaria…

Colossenses 4:5 fala que devemos nos portar com Sabedoria, mas isso não é algo tão complicado, mas… o falar com sabedoria isso sim é muito complicado, e em momentos de agonia, as vezes, sair tudo que estar em nosso coração, que nem sempre é algo louvável….sai alguns “animais peçonhentos”. E colossenses 4:6 nos exorta como deve ser nosso falar, sendo a primeira forma:

  1. Agradável/graciosa: Significa palavras quer sejam controladas pela graça; mais queridas isso é algo tremendamente difícil. Colossenses 3:16 diz que a graça deve estar em nosso coração (graça sendo um favor imerecido), pois “… A boca fala do que estar cheio o coração” (Mateus 12: 34; Lucas 6:45 e Salmo 19:14 reforça a afirmação) Se temos a Graça de Deus no coração não seremos juízes ou advogados de acusação, outra excelente referencia é Efésios 4:29(vamos estuda ló melhor no nosso segundo estudo) onde relata que nosso falar deve transmitir graça (favor imerecido) mesmo a pessoas que não merecem pessoas difíceis de lidar!

O lindo Salmo 45:2 diz que a Graça de Cristo extravasou (transbordou) dos lábios de Cristo! Ao ficarmos ciente disso deve ser motivo de grande tristeza e vergonha, para nós que muitas vezes não usamos da graça que ELE nos deu! Pois ate para tratar pecados, Cristo não foi juiz ou advogado de acusação, foi gracioso, sendo Ele O perfeito!!!Lamentavelmente… tem momentos que falamos: “Opa!não queria dizer isso não” Queria sim minha amada, pois aquela palavra já estava em seu coração, a boca fala….

Queridas, cuidado com o que vocês deixam entra em sua mente (olhos/ouvidos) com o que você pensa ou imagina (Filipenses 4:8). Uma hora os pensamentos veem a tona e ficaras em ‘maus lençóis” Olha só, meu esposo torce por um time e vira e mexe ele canta o hino do time, eu não tenho nada contra, mais só torço pelo seleção brasileira, quando foi um dia na minha terapia(lavando louça ) comecei a cantarolar o hino!!!Ai eu disse Epa!Eu cantando isso?! Pode ter certeza que eu não queria cantar não! Mais de tanto ouvir….saiu né?!

Paulo também falar de outra forma de falar…

  1. Temperada com Sal: Naquele tempo o sal era usado para além de salgar, conservar alimentos. Veja que é usado temperar, ou seja, na medida certa. Sal em demasia é tão ruim quanto pouco ou nenhum sal. Novamente Efésios 4 29: Não use palavras Torpes (ríspidas vulgares ou grosseiras).

           “A forma que falamos é o termômetro da nossa vida espiritual”

Aí você pode falar: Por isso que me calo! Mais isso não é a solução (teu silencio fala!). O sal também era usado nos sacríficos (levítico 2:13) Há autores que sugerem que Paulo pode ter feito uma comparação. Usar palavras certas e da maneira certa não e fácil, e com pessoas difíceis, revela- se um verdadeiro sacrifício que nosso Deus merece então pensar que é para Deus pode nos ajudar a controlar-se.

Lembre-se de algo que suportou ou abdicou por causa de alguém. O próprio parto é um grande e doloroso sacrifício e vale muito a pena! Amadas ser crente gera sacrifico que deve criar o habito de colocar o amor a Deus em 1º lugar, acima dos seus interesses e vontades.

“O amor é uma qualidade da linguagem do crente”

Queridas algo serio… Se não conseguimos amar e nem sermos graciosas é possível(não estou afirmando) mas é possível que você ainda  não tenha experimentado do Amor e da Graça de Deus, ou seja VOCE AINDA NÃO É SALVO DA CONDENAÇÃO ETERNA!!! Damos aos outros, o que possuímos.

Falar palavras graciosas e temperadas com sal, é dificílimo, não é uma pílula, uma roupa, nem o fato de você ler este estudo ou eu de escreve lo; requer sacrifício e devoção diária a Deus (em oração e leitura da Bíblia). Cuidado com os que falas na frente dos filhos! Peça ajuda a Deus para por guarda em teus lábios (Salmo 141:3), lute diariamente, se arrependa peça perdão a Deus e a aqueles que você suspeitar que magoou!

Pois certamente um dia você dirá a Deus: Obrigado por tua graça e misericórdia, como servo, fiz minha obrigação, como servo segui o exemplo do mestre… Te amei sobre tudo e todos e amei a todos por amor de Ti….E ouvirás…a tão almejada voz falar: Servo Bom e Fiel!!!

Estudo feito por Amanda Carla para o “Cafezinho da Tarde“. Amanda Carla Fernandes Barboza da Silva mora em Natal/RN, é esposa de pastor e mãe de um casal de pequenos.
Referencias Bibliográficas:
  • Rirye, Charles C. A Bíblia Anotada: edição Expandida, MC. SBB,2007.
  • Lopes, Hernandes Dias Comentário Expositivo, SP Hagnos, 2008.
  • Wiesbe, Warrem W. Comentário Bíblico expositivo NT V.II.Geografica, 2006.
  • Curso da Rede de Radio fusão Bíblica (BBN) de n.º 40700 Pedro e 13100 A Graça de Deus.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *