Com mais de 500 milhões de usuários, o Facebook é hoje utilizado por 1 em cada 13 pessoas no mundo, mais de 250 milhões delas (mais de 50%) se ingressa a cada dia. Mais de 700.000 milhões de minutos são gastos no Facebook por mês. Com estatísticas como essa, você provavelmente tem uma página no Facebook (dados de 2012).
Quanto tempo você gasta no Facebook a cada hora – dia – semana – mês?
O que exatamente você está fazendo em sua página do Facebook cada vez que você faz login? Alguma vez você já pensou sobre isso? Talvez você está atualizando seu status, fazendo um comentário, postando fotos de suas férias ou conversando com os amigos. A questão é que a maioria das pessoas tem uma página de facebook porque é divertido. É social. É viciante.
Obviamente não somos contra o Facebook, porque temos uma página para o nosso site Girl Defined e Bethany tem uma página pessoal. No entanto, estamos sendo muito cuidadosas e atenciosas com a forma como o usamos. Como jovens mulheres cristãs, estamos bem cientes das tentações e armadilhas que o Facebook pode trazer às nossas vidas. Claro, é apenas um site de rede social … mas Satanás é esperto – e ele vai usar até mesmo um site de rede social como um grande obstáculo em sua vida. Ele vai fazer de tudo para afastar sua atenção de Cristo.
Aqui estão algumas armadilhas comuns de facebook. Nós encorajamos você a lê-las com cuidado e realmente avaliar se alguma delas são verdadeiras em sua própria vida:
Perda de Tempo
Alguma vez você já entrou em seu perfil do Facebook com a intenção de verificar algo muito rápido? Antes que você perceba 2-3 horas se passaram. Isso parece familiar? Perder tempo no facebook é provavelmente o perigo número 1. Precisamos lembrar que cada minuto de nossas vidas pertence a Deus. Será que devemos desperdiçar esses minutos e horas verificando fatos sem sentido nas páginas de nossos amigos do Facebook?
E o nosso tempo na Palavra de Deus – que parece menos atraente para nós do que o facebook? Quantos minutos/horas você gasta no Facebook todos os dias? Quantos minutos/horas que você gasta na Palavra de Deus e na oração todos os dias? “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” Tiago 4:14. Nós não sabemos o que o amanhã nos reserva. O que você vai ter para mostrar a Deus no final da sua vida? Cada minuto é um dom de Deus.
Aqui está uma regra prática de ouro para viver. No tempo da Bíblia – não no tempo facebook. Escolha colocar a Palavra de Deus em sua vida antes do facebook. Se você não pode imaginar viver sem facebook, então isso definitivamente é uma fixação doentia em sua vida. Dê apenas olhadas rápidas em seu perfil do Facebook por um mês e veja o que acontece. Você vai ter mais tempo livre e saberá o que fazer com ele!
Garotos, garotos, garotos.
Alguma vez você já se pegou olhando para certos perfis de rapazes no facebook uma ou outra vez? Talvez apenas vendo o que ele está fazendo, visitando suas imagens, escrevendo em seu mural para iniciar uma conversa, ficando no bate-papo com ele, etc.? Você sabe do que estou falando… É tão fácil de fazer.
A verdade é que nossa mente não deve ser definida em arranjar um rapaz para nos notar ou ver o que ele faz até cinco vezes por dia.
A Bíblia diz que, “Faça o que fizer, fazei tudo para a glória de Deus.” Observar os últimos posts e imagens de algum cara provavelmente não focará sua mente em Deus, mas conduzirá sua mente a emoções e sentimentos. Você já reparou isso? Nossa mente deve ser definida em glorificar a Deus através de todas as atividades que participamos. Não deixe sua mente vagar em uma fantasia sobre um cara que se mostra provável a ser futuro marido de algumas outras meninas. Você quer que seu futuro marido fique fantasiando sobre alguma outra garota no perfil dela? Provavelmente não. Vamos honrar a Deus e aos nossos futuros maridos, evitando perigos quando se trata de caras no facebook.
Autopromoção.
Por que a maioria das pessoas postam fotos e álbuns de si mesmos no Facebook? Eu acho que é uma maneira sorrateira de receber afirmação e elogios de nossos amigos, o que geralmente faz-nos sentir bem sobre nós mesmos. Eu tenho vergonha de admitir que eu tenho sido uma participante desta atitude de autopromoção no facebook. Todos nós queremos ser amados e apreciados pelos outros, por isso estamos constantemente postando nossas sessões de fotos pessoais e realizações para todos os nossos amigos verem.
Se você pensar sobre isso, autopromoção é uma coisa muito comum no facebook. Nós olhamos para os nossos amigos de afirmação e aceitação, em vez de olharmos para Deus. A verdade é que a única coisa boa em nós é Jesus, então por que estamos tentando levar as pessoas a nos dizerem quão legal e surpreendente nós somos?
Como cristãos, nossas vidas supostamente devem apontar as pessoas para Cristo e Sua glória – não para nossa própria glória. Precisamos tirar nossos olhos (e os olhos de nossos amigos) de nós mesmos e focá-los em Jesus. Ele é o único que realmente merece admiração e glória. Você é uma garota que se auto-promove no facebook? Talvez seja hora de você passar por seus álbuns e dar-lhes uma pequena atualização. Eu não estou dizendo que postar fotos é errado, não é. Só tome cuidado com o quanto você se promove.
Você é culpado?
Essas são algumas armadilhas que tenho observado no Facebook. Elas podem ser facilmente um obstáculo para nós e uma tentação ao pecado. Você se sente culpado de qualquer coisa acima mencionada? Precisamos lembrar que a nossa vida não é sobre nós. Nossa felicidade, afirmação e alegria precisam ser encontradas em nosso relacionamento com Cristo.
Vamos trabalhar duro para mudar nossa mentalidade de autopromoção para a promoção de Cristo. Antes que você perceba, o Facebook não vai mais parecer viciante ou importante.
Este post é a tradução do artigo original “Help! I’m a Facebook addict”, postado no blog Girl Defined pela autora Kristen Clark e traduzido e republicado com autorização da mesma. Para ler o artigo original clique aqui.
No comment yet, add your voice below!