Um assunto difícil, mas necessário nestes tempos de fotos de café da manhã com sorrisos que escondem muitas vezes as lágrimas e o sofrimento de um e a manipulação de outro.
As mulheres são as maiores vítimas deste tipo de relacionamento que muitas vezes começa no namoro e a mulher não percebe e acaba se casando com um marido abusivo e manipulador. E esta situação só piora com o passar do tempo , chegando a agressão física e tragédias que acabamos vendo na televisão.
É difícil detectar e acabar com este tipo de relacionamento, podemos dizer que algumas amizades são abusivas também, precisamos identificar e acabar com esta linha de abuso que pode levar a violência física, depressão e ansiedade.
Não podemos aceitar este tipo de relacionamento, devemos estar atentas a sinais como ciúmes excessivo, críticas a tudo que fazemos, afastamento de amigos e familiares, pois assim o abusador se fortalece e acabamos não tendo para onde correr quando nos sentimos sufocadas e tristes nesta relação.
A Palavra de Deus como é verdadeira , conta histórias de relações abusivas, para nos alertar e mostrar que Deus não aceita este tipo de relação e pune sempre o agressor.
Lia foi uma mulher que sofreu com relacionamentos abusivos . Seu próprio pai a entregou a Jacó na noite do casamento dele com sua irmã Raquel, podemos imaginar como Lia se sentiu humilhada na manhã quando Jacó a desprezou. Lemos em Gênesis nos capítulos 29 e 30 como este casamento foi abusivo e trouxe consequências para toda família. Lia teve que aprender sozinha que Deus a amava e ela demonstrava isto quando seus filhos nasciam e ela escolhia o nome, ela foi mãe de vários filhos que deram origem as tribos de Israel. Deus honrou Lia.
Temos também a história de Tamar registrada no capítulo 38 de Gênesis, que sofreu nas mãos de um sogro e dois maridos que usavam Tamar para seus próprios desejos e não davam a ela o direito de engravidar, de ter filhos, em uma sociedade que exigia isto da mulher. Mas Deus viu e puniu estes homens e deu a Tamar filhos e assim ela entrou para a genealogia de Jesus.
Sabemos que nosso Deus não tolera este tipo de relacionamento, Deus criou homens e mulheres com papéis importantes e cada um deve exercer este papel para honra e glória de Deus.
Como mulheres cristãs devemos saber o nosso papel e o nosso valor diante de Deus, devemos fortalecer nosso coração na Palavra de Deus e assim podemos estar atentas a homens que não sabem seu papel diante de uma mulher .
“Vós maridos , amai vossas mulheres como também Cristo amou a igreja , e a si mesmo se entregou por ela”. Efésios 5:25
Este é o ensinamento bíblico, o homem deve amar sua esposa ,cuidar dela, procurar sempre o melhor para que ela possa exercer seu papel de esposa e mãe com alegria.
Um relacionamento abusivo não é cristão, os relacionamentos verdadeiros são guiados pela Palavra de Deus e em um lar feliz existe espaço para conversar, para falar de seus sonhos e planos, as tarefas são divididas , os filhos crescem em segurança física e emocional, sendo assim homens e mulheres que vão viver em sociedade e formar famílias felizes também.
Precisamos estar fortes e atentas, se nosso relacionamento com Deus for forte ,vamos encontrar em sua Palavra diariamente o alimento e as forças para perceber e sair de um relacionamento abusivo.
“Retenhamos firmes a confissão de nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para estimularmos ao amor e as boas obras”. Hebreus 10: 23,24
Assim devem ser os relacionamentos de amizade, namoro , casamento e familiares um estimulando o outro para que todos possam ser felizes e levarem assim a mensagem de esperança e fé ao mundo que nos cerca e carece tanto de Jesus.
1 Comment
Excelente comentário, tão a propósito para os últimos dias, onde temos visto esse tipo de comportamento abusivo tão explicito!
Obrigada querida irmã. Adorei!