Satisfação líquida

Se você já saiu do Ensino Médio, provavelmente já leu ou ouviu falar de um cara chamado Zygmunt Bauman. Ele foi um sociólogo e filósofo e ficou conhecido por obras que nos ajudam a compreender o mundo contemporâneo, basicamente definido como “realidade líquida”, ou seja, como consequência das incertezas do mundo do trabalho, mudanças climáticas e hábitos de consumo, temos nos tornado pessoas de satisfações superficiais, mas apesar de soar como algo ruim, tem sido o mecanismo de defesa para nossa própria sobrevivência.

Um grande exemplo das incertezas na sociedade foi em 2020, onde diversas pessoas perderam empregos e empreenderam, outras se adequaram ao trabalho em casa e assim vai. Mas a realidade líquida também é reflexo da instabilidade em relacionamentos e religião. Antes era comum que o meio definisse o ser humano, ele se forma até um determinado grau escolar, tem o mesmo trabalho até se aposentar, tem a mesma igreja a se frequentar, e assim, consegue criar uma base sólida para casar e ter filhos; atualmente isso é praticamente uma utopia, vivemos preocupados com se manter em um mesmo emprego sem ser cortado no primeiro ano, muitas pessoas largam a fé por coisas fúteis e relacionamentos de longa duração são comuns apenas na igreja, fora dela é quase impossível se ver um casal durar junto para sempre.

Pensando em como o mundo tornou-se líquido, devemos levar em conta que isso já afetou a vivência cristã no que diz respeito ao nosso estilo de vida, e principalmente, onde buscamos nossa satisfação no dia a dia. A cada ano que passa, um aplicativo ou uma nova ferramenta é atualizada nas redes sociais e ficamos cada dia mais dependentes de atualizações, movimentos e estilos de vidas que encontramos nas páginas das blogueiras. Mas e nossa vida com Deus? Onde ela se encontra em meio a uma realidade que há anos já é líquida?

Atualmente é possível encontrar nas redes sociais página para tudo: devocional, leitura bíblica, até memes que entretêm cristãos, mas no particular, onde estamos buscando nossa satisfação?
Antes de torná-la líquida e fazer do cristianismo algo passageiro, precisamos trazer à memória que a vida cristã não é líquida, ela é sólida, constante e para sempre.
Podemos lembrar que a vida cristã também é atemporal e se renova, independente das tecnologias, ela ultrapassa tempos históricos sempre possuindo firmeza em tudo o que passou, passa e passará.

“A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre. ” – Isaías 40:8

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” – Hebreus 13:8

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! – Lamentações 3:22,23

Também devemos lembrar que justamente por ser algo sólido e atemporal, é o lugar certo para se satisfazer. A satisfação diz respeito ao contentamento a ter prazer independente de se ter muito ou pouco, e por isso, o melhor lugar para se buscar este contentamento é em Deus.

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.” – Filipenses 4:12,13

Cada dia mais o mundo tenta moldar como devemos ser, o que devemos usar e onde devemos estar, o mundo diz até a pose que devemos fazer em uma foto e para onde viajar se queremos ter audiência, mas lembre-se, nunca, nada disso será suficiente. Quanto mais o tempo passa, mais padrões novos surgem, mais estratégias novas são lançadas e tudo o que você fez já não tem mais o mesmo efeito na sociedade, no fim, aquela lipo não serve de nada pois o novo padrão surgiu, a maquiagem já é brega, a roupa já é feia, e ai eu te pergunto: Você é capaz de se sentir satisfeita de forma tão líquida?

Com certeza a resposta é NÃO, ainda que em algum momento você tenha sido tentada em viver refém desse prazer líquido.
A verdade é que a única satisfação coerente, o único lugar onde seu contentamento será completo, onde ser apenas você será algo bom, é quando você põe Deus como inspiração, quando seu tutorial de estilo de vida baseia-se em Cristo, quando sua ética vem da palavra, quando sua alegria vem de Deus e sua forma de enxergar o mundo passa ser através da cosmovisão cristã; quando essas coisas tornam-se parte da sua vida, a satisfação deixa de ser líquida, e torna-se sólida.

Se você quer se manter constantemente satisfeita, busque ter como maior influencer aquele que deu a vida por você (João 3:16); se você deseja estar contente ao se olhar para o espelho, para a vida e para tudo o que você, deixe de viver o que seu aplicativos te falam, e viva verdades bíblicas. Quando as respostas vindas do alto forem mais relevantes que os padrões deste mundo, aí sim você irá experimentar a melhor sensação do mundo: a de estar alinhada com os planos do Senhor.

Que Deus te abençoe

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *