A cosmovisão ansiosa

 

Nos últimos textos você pôde ler um pouco sobre o que é a ansiedade e que ela pode ser fruto de um coração egoísta. A ansiedade pode ter várias implicações. Eu diria que a ansiedade não é um pecado, mas pode vir a ser. Ou até que ela é um pecado, dependendo de onde estão suas raízes. Uma pessoa pode ficar ansiosa antes de uma prova importante, ao ter que apresentar um projeto em público, antes do casamento ou antes de uma entrevista de emprego. São situações bem comuns e naturais. Um pouco de frio na barriga é parte do ser humano. Há também outras situações que podem ser ocasionadas quando você está sobre pressão.

Vamos falar primeiro do que acontece no nosso corpo em situações de ansiedade. Nosso organismo, quando sob alguma situação de ameaça, libera adrenalina e cortisol, que são hormônios. É um “dispositivo” muito bom que Deus criou para que a gente possa lidar melhor em situações de risco, tendo nossos corpos adaptados à situação. O problema é quando esse processo acontece de forma exagerada e constante. Alguns dos efeitos da ansiedade são taquicardia (coração acelerado), sudorese, dor no peito e tremor. Você pode experimentar um ou mais dos efeitos quando passa por uma situação de ansiedade.

Antes de mais nada, quero deixar claro que em alguns casos de ansiedade é necessária a administração de medicamentos, que deve ser indicada por um médico especialista. Não é errado tomar remédios para auxiliar contra sintomas físicos, mas você deve entender que você é a única que pode mudar seus pensamentos, para que eles também te auxiliem nisso. Há implicações espirituais e essas não podem ser resolvidas com medicação.

“os pensamentos e os sentimentos do seu coração podem mudar o equilíbrio químico de seu cérebro” Mulheres Aconselhando Mulheres, texto por Laura Hendrickson

Quando eu pensei em “cosmovisão ansiosa”, eu justamente quis falar sobre a forma como a ansiedade altera sua forma de pensar e receber as informações externas a você. Uma pessoa que viva constantemente ansiosa tem tendência a enxergar as coisas de maneira distorcida. Às vezes algo mínimo pode fazer a pessoa se sentir muito mal. Às vezes até mesmo algo simples pode ter consequências drásticas na mente da pessoa. É como sempre enxergar a situação maior ou antecipadamente. Imagine que uma pessoa se depara com um poodle filhote. A ansiedade faz parecer que há um pitbull diante dela. Claro, é um exemplo ilustrativo, mas mostra os efeitos da ansiedade. É algo que tira a paz. Às vezes algo nem está acontecendo, mas a pessoa acabou desenvolvendo tantos pensamentos ansiosos que fica pensando nas possibilidades de coisas que podem acontecer e isso a desgasta diariamente.

Eu vejo dois cenários principais a respeito da ansiedade. No primeiro, a pessoa vive num ambiente de pressão constante. No outro, a pessoa acaba criando esse ambiente em seu interior. Eu diria que o primeiro cenário tem um outro fator de dificuldade, pois a gente não pode controlar coisas externas a nós. Alguém que trabalhe com um chefe abusivo não pode controlar o comportamento dele e as pressões que ele venha a fazer – no máximo pode mudar de emprego, mas ainda assim há situações em que a pessoa se encontra sem essa opção. Isso faz com que a pessoa tenha que se preparar contra uma ansiedade, porque as pressões em si são certeza. O que você pode fazer é administrar seus pensamentos e sentimentos. Já no segundo caso, sem as pressões externas, a maior guerra é contra o eu. Seus próprios anseios e incertezas podem fazer você sentir uma pressão constante, com a qual você mesma tem que lidar porque só depende de você e de suas medidas para com isso – seja a respeito de orar, confiar em Deus e sua Palavra ou tomar medicações e ainda mesmo a combinação de ambas as coisas.

“Quando ocultamos nossos desejos e anseios mais profundos ficamos mais ansiosos e inquietos.”

“A ansiedade e a busca desesperada por aceitação nos paralisam no processo de crescimento espiritual e emocional.” Pensamentos transformados, emoções redimidas, Ricardo Barbosa de Sousa

Precisamos desabafar. Primeiramente com o Senhor, posteriormente com pessoas. Busque alguém maduro na fé para te aconselhar e um psicólogo se sentir a necessidade. Tenha em mente que a Palavra de Deus te confortará e te dá coragem para enfrentar seus maiores medos.

“Não apenas escolhemos pecar conscientemente; nós desenvolvemos esse hábito. […] É dessa maneira que servimos outros deuses sem ao menos perceber.”  Ídolos do coração – Elyse Fitzpatrick

A ansiedade é muitas vezes uma idolatria a nós mesmos ou a nossos desejos. O constante desejo de ter as coisas sob o seu controle. Acostume-se! Ninguém tem controle absoluto sobre nada na vida. 2020 esteve aí pra confirmar isso. Temos que trabalhar nossas mentes e corações diariamente contra a ansiedade. Eu sei que é difícil a princípio, mas é questão de se desenvolver. Como toda habilidade, precisamos de um treino persistente e com o tempo conseguimos fazer as coisas naturalmente. Tenha fé! Seu coração pertence ao Senhor e não à ansiedade.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;

Provérbios 3:5 (NVI)

Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!

Salmos 116:7 (NVI)

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *