Ansiedade é um sentimento que ocupa um lugar no coração da maioria das pessoas (senão todas!). Mas o que exatamente significa estar ansioso? O que acontece quando “cultivo” a ansiedade dentro de mim? O que a Bíblia diz sobre ansiedade? Como posso vencer a ansiedade?
Então vamos ao que interessa!
Segundo o autor Byung-Chul Han1, “o começo do século XXI não é definido como bacteriológica nem viral, mas neuronal. Doenças neuronais como a depressão, Transtorno de Déficit de Atenção com Síndrome de Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL) ou a Síndrome de Burnout (SB) determinam a paisagem patológica do começo do século XXI. Nãos são infecções, mas enfartos, provocados não pela negatividade de algo imunologicamente diverso, mas pelo excesso de positividade.”
Simplificando: as doenças neurais citadas acima muitas vezes surgem não por algo ruim que aconteceu, mas por excesso de coisas boas.
Mas como assim?
Pense comigo, as fotos que você posta no Facebook, Instagram, ou qualquer outra rede social é a pior foto das 50.000 que você tirou ou aquela que ficou perfeita? Quando você está triste, desmotivado ou desanimado, te deixam viver o seu momento de tristeza (entenda, um momento!) ou falam que isso é errado, alegria alegria, olha como o mundo é belo? Isso mostra que vivemos um excesso de positividade: tudo tem que ser perfeito o tempo todo!!!
Então pessoas que não conseguem alcançar esse ideal de perfeição – na ótica delas – acabam ficando ansiosas e buscando tal perfeição, e quando tal ansiedade não é bem tratada, pode gerar uma depressão. Entende?
E Han continua: “A sociedade do século XXI não é mais a sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Também seus habitantes não se chamam mais ‘sujeitos da obediência’, mas sujeitos de desempenho e produção. (…) O plural coletivo da afirmação Yes, we can expressa precisamente o caráter de positividade da sociedade de desempenho.”
O objetivo de vida da maioria das pessoas é ganhar dinheiro para viver uma vida abastada, logo precisa produzir mais e trabalhar mais para ganhar mais dinheiro, e onde surge esse ideal de ter que ganhar mais e fazer a viagem dos sonhos, ter o carro do ano ou a casa mais moderna que existe? Muitas vezes das redes sociais e mídias modernas… Tudo isso pode gerar ansiedade.
Quando a ansiedade não é tratada logo no começo, ela pode se tornar patológica (aquela que desequilibra o funcionamento natural do corpo, sabe?!), gerando: hipertireoidismo, ansiedade generalizada, crises de pânico, fobias, perturbação obsessivo-compulsiva, depressão, psicoses, entre outros.
Logo, uma coisa que a princípio parecia pequena, pode gerar um grande problema.
Mas vejamos também o que a Bíblia fala a respeito desse assunto:
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:6-8)
Paulo em sua carta aos Filipenses deixa bem claro que não devemos andar ansiosos. Simples assim certo?
Não, e Paulo sabia disso, por isso dá uma fórmula simples de como vencê-la: orações e súplicas. Mas não só isso, devemos pensar em “algo excelente ou digno de louvor”, devemos nos despojar dos pensamentos que geram ansiedade e colocar as verdades bíblicas no lugar (Ef. 4.22-24).
Porém as vezes só isso não basta. Quando a ansiedade chega ao ponto de ser patológica, você precisa de auxílio de um especialista sim! Um amigo para dividir os fardos é essencial, mas um especialista pode te auxiliar tanto na parte psicológica quanto na parte médica. Não hesite em procurar alguém para te ajudar!
Que o Salmo 34.4 seja sempre nossa oração nossa oração:
“Busquei o Senhor e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”
Perguntas para reflexão, e se desejar, deixe sua resposta nos comentários 😀
- Você se considera uma pessoa ansiosa?
- Quais pensamentos você pode colocar no lugar da ansiedade (despojar e revestir)?
- Você acha que as coisas pelo que anseia podem ser confiadas a Deus?
- A sua ansiedade te traz consequências? (tanto físicas quanto pessoais)
Perguntas, conselhos, recados? Entre em contato conosco! contato@projetopuritas.com.br
Que Deus te abençoe!
https://www.projetopuritanas.com/planners/
1 HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2ª edição ampliada. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.
No comment yet, add your voice below!