A vida é bagunça. As coisas nem sempre seguem a maneira que pensamos que deveriam. E as pessoas nem sempre agem da maneira que esperamos. Não é uma revelação, apenas a realidade.
“Confuso” não é novo. Chegou o seu ponto de vista com uma fruta proibida e um medo de perder. O que foi concebido como o paraíso tornou-se fora dos limites, pois o casal ofensor foi condenado ao ostracismo da propriedade, guardas armados que impediam o portão. Sua nova habitação teve pouca esperança para a primeira família a florescer. Na verdade, estava repleto de novos trabalhos e mais obstáculos do que oportunidades. Além disso, o relacionamento do senhorio / inquilino tornou-se manchado e sem reparo… quase.
O problema do nosso passado desobediente persiste e a população atual permanece em liberdade condicional. Mas a perspectiva sombria deu uma volta para melhor quando a barreira deu lugar a uma ponte.
O versículo de hoje nos lembra que “Deus… nos reconciliou com ele através de Cristo”. Essa palavra “reconciliada” significa, em parte, “receber um em favor”. A morte de Cristo na cruz criou a ponte através da qual poderíamos ser recebidos em favor – restaurados para relacionamentos.
Ocorreu um incidente alguns meses atrás em uma reunião familiar. Pouco antes do jantar, fomos informados de que um convidado se juntaria a nós. A inclusão foi acusada de complicações. Os sentimentos foram feridos e o relacionamento ficou machucado. A vida ficou bagunçada.
Nossa passagem da Escritura prossegue dizendo que “Deus nos deu o ministério da reconciliação” e que somos embaixadores da reconciliação em Seu nome.
Uma oportunidade se apresentou apenas nesta semana em que nossa família acolheu o casal estranho na nossa mesa – uma chance de praticar o ministério da reconciliação recebendo-os. O convite foi recebido com apreciação e alívio.
A vida certamente continuará sendo bagunçada, mas o poder de Cristo em nossa própria restauração deve nos levar a aproveitar as oportunidades para trazer a restauração aos outros. No quadro geral, a reconciliação está trazendo outros para Ele, mas pode começar com trazê-los para casa.
(Roy Piña)
Retirado e traduzido de Awana
No comment yet, add your voice below!