Em algum momento da vida você parou e pensou o que faria no próximo ano, o próximo curso que irá fazer, ou até qual nível profissional deseja chegar? Pois é, se você disse sim a algumas dessas respostas, sem dúvida você não está sozinha.
Diferente de alguns anos atrás, a criação das garotas tem sido diferente, nós não costumamos mais aprender como costurar ou ser a melhor em atividades do lar, em muitos casos, o incentivo são os estudos e uma carreira bem-sucedida, que ao mesmo tempo que gera alegria, também gera um frio na barriga, afinal, a continuidade de nossa família passa a estar em nossas mãos. Com isso, muitas meninas têm ido para faculdade assim que termina seu ensino médio, ou em no máximo dois anos, tem dado continuidade aos estudos, seja em nível técnico ou superior.
Cada vez mais, ouvimos menos “procure um marido” e mais “nunca dependa de um homem para viver”, nos permitindo a criação de uma independência financeira e uma visão de gestão individual. Consequentemente, não sabemos lidar facilmente com relacionamentos, nos tornando meninas independentes, e que buscam o sucesso pessoal.
Tudo isso tem nos tornado uma panela de pressão, que segura tudo, processa tudo, e sai fumaça para todos os lados, com stress, preocupação antecipada e consequentemente, ansiedade.
Não quero dizer que a autonomia que nossos pais tem nos dados é ruim, muito menos que buscar sucesso na carreira e independência não deveria ser incentivado, muito pelo contrário, isso deve existir, afinal, no mundo cada vez mais competitivo e que exige de nós cada vez mais conhecimento, é impossível que o modo de criação de nossos pais não seja influenciados, mas o que quero trazer aqui, é de que modo, nós, meninas quase mulheres estamos lidando com isso, e de que modo estamos nos espelhando nas escrituras para lidar com os novos desafios da nossa geração?
Quando analisamos provérbios 31:10-31, conseguimos ver uma mulher que nos dias de hoje, seria uma empreendedora, com grandes talentos em negociação e que sabe lidar com o lar, sem deixar de lado sua função como esposa, lidando com marido e filhos, e temente da Deus.
Apesar deste texto ser encorajador, sei que ele também nos assusta, levando em conta que parece que a mulher ideal, o sucesso de nossa carreira, é dar conta de mil funções, fora as que nossos pais muitas vezes não nos ensinaram, afinal, temos que ser boas filhas, alunas, estagiárias, trabalhadoras, etc. Mas calma, pois o maior propósito do texto de Provérbios está justamente no final dele.
Sim, as novas exigências têm nos levado a nos tornar meninas muito mais preocupadas com carreira, tempo para realizar tudo, e ainda, encontrar o grande amor da nossa vida e ter o casamento perfeito, mas não, nós não precisamos ser assim.
A verdade é se a gente voltar em Provérbios, vamos perceber que o principal da mulher virtuosa na realidade não é o fato dela fiar e negociar muito bem, muito menos o fato dela deixar a casa sempre aquecida e acordar antes de todos, a mulher virtuosa também não apresenta padrões de beleza específicos nem nada do tipo, mas ela é virtuosa, e é admirável pois ela tem algo que muitas não têm, o temor a Deus. Quando falamos de temor, devemos pensar em um respeito e cuidado com algo acima de tudo e todos, e é isso que devemos persistir antes de qualquer sonho, qualquer emprego ou plano de futuro que almejamos.
O temor a Deus é o que primeiro deve persistir em nossas vidas, e lembrarmos que para tudo há um tempo (Eclesiastes 3) e por isso o sucesso e as realizações virão quando tiverem de vir, de acordo com o propósito de Deus em nossas vidas e; quando entregamos nossos caminhos ao Senhor, tudo nos é acrescentado (Salmos 37: 3-5), de acordo com o que Ele quer, e não de acordo com o que o mercado ou nosso próprio ego exige.
Quando pensei no título “Eu e meu futuro”, foi justamente com a intenção de fazer com que todas nós olhássemos para nós mesmas, e parasse para refletir o que estamos projetando, seja até o fim do ano, seja para o ano que vem, e até a próxima década? Estamos tendo temor a Deus em tudo isso? Estamos permitindo que Ele norteie nossos planos? Espero que todas as reflexões edifiquem sua vida, e que Deus te guie em mais essa semana. 🙂
No comment yet, add your voice below!