Florescendo

foto de uma quaresmeira roxa

Porque ainda que a figueira não floresça.. Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3: 17 e 18

As ruas das cidades estão mais floridas e perfumadas, as quaresmeiras estão em flor, aqui em São Paulo mesmo no meio de tantos prédios e das manhãs mais cinzas estas arvores alegram os nossos olhos, no meio do transito parado encontrar uma quaresmeira é maravilhoso, estas arvores estão espalhadas pela cidade porque são fortes e conseguem florescer mesmo com poluição e poucos cuidados.

Na mata original, a quaresmeira pode viver de 60 a 70 anos. Com o estresse da cidade, elas vivem menos de 50 anos e podem florescer três vezes por ano. As maiores vítimas do estresse são as quaresmeiras que se encontram isoladas nas ruas. Os vilões são o monóxido de carbono, produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio. A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras.Segundo os pesquisadores, as plantas estressadas sabem que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir mais sementes e mais “descendentes”. A floração é a forma de perpetuação da espécie. Nas quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais exuberantes.

A natureza criada por Deus nos dá uma lição preciosa, esta arvore floresce no meio dos problemas, quando tudo fica difícil ela não murcha, ela não desiste, ela floresce para que as sementes possam garantir o futuro da espécie, para que as próximas gerações sejam presenteadas com suas flores coloridas.

Os problemas chegam em nossas vidas, o desemprego, uma doença grave, um filho rebelde, um divorcio, uma desilusão amorosa, amigos que se mostram falsos, o líder que erra, a igreja que não acolhe, a política corrupta , e tantas outras coisas que trazem stress ao nosso dia a dia, e é neste momento que precisamos lembrar quem somos e as promessas que Deus deixou em sua Palavra, não podemos desistir, não devemos murmurar como o povo de Israel, não devemos deixar as raízes de amargura crescerem em nossos corações.

Como as quaresmeiras devemos florescer, exalar o bom perfume de Cristo, precisamos louvar em meio a dor, para que a semente do verdadeira evangelho possa ser espalhada nas vidas que nos rodeiam, uma mãe deve florir quando cuida de sua família mesmo que o esposo esteja desempregado, pais devem florir na vida do filho rebelde para que ele possa voltar como o filho prodigo, homens e mulheres de Deus devem florir mesmo atravessando o vale da dor para que o nome de Jesus seja glorificado e vidas sejam alcançadas com nosso testemunho de louvor.

Não é fácil, mais o ouro brilha depois de passar pelo fogo, o brilhante reluz depois de passar pelo polimento, e nossas vidas devem frutificar mesmo na tribulação, Paulo e Silas louvavam a Deus na prisão e o milagre aconteceu, além de serem livres o carcereiro pode encontrar a salvação.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *