Misericórdia Renovada

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!
Lamentações 3:22‭-‬23 NVI

Abriu os olhos. Levantou da cama. Pôs-se em pé. E a misericórdia para com você? Essa já foi renovada!

Todos os dias o Senhor nos dá incontáveis oportunidades. São das mais distintas. Às vezes somos consumidos em meio a tanta coisa da rotina. Acorda, pega o celular, toma o café, parte pros estudos, trabalho, deveres domésticos, trabalhos da igreja, cama. Cada um se organiza dum modo, onde o Senhor se enquadra em algum momento do dia, de preferência, a todo o tempo com uma oração e outra. Mas as coisas desse mundo podem facilmente nos distrair do foco correto e, quando menos esperamos, caímos. Provavelmente, se se tratasse de um contrato formal de trabalho, você seria demitido pelo Senhor; Por justa causa! Quantas vezes você não falhou? Quantas vezes a sua santidade foi posta em cheque? Mas Deus não quer saber disso, ele quer renovar suas chances diariamente, te ser fiel e ver mudança.

Sempre em que pensar em suas falhas e seus pecados, lembre-se: a misericórdia do Senhor já foi renovada com você hoje – e você, o que vai fazer com ela?

 

post original publicado no Não Morda a Maçã

Perigos de seguir páginas sobre feminilidade

Mulher sentada na cama, olhando o celular

Hello!
Tudo bem por aí?

Quero pensar com vocês sobre os perigos que podem surgir ao seguir páginas sobre feminilidade, a começar por nós aqui do Projeto Puritanas, ok?! Nos passe por esse filtro também, combinado?!

Tem muitas páginas por aí com muitas boas intenções, mas será que elas de fato podem nos ajudar a chegar mais perto de Deus?

Pensei em alguns pontos em que podemos refletir juntas e usar como uma espécie de filtro para nos ajudar na escolha.

A página/perfil deve ser biblicamente coerente

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. (Colossenses 3.16 – grifo nosso)

Aqui vemos a importância da sabedoria ao ensinar e aconselhar, porém deve ser a sabedoria divina. Somente Deus pode nos instruir a seguir pelo caminho certo. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1.5)

Algumas páginas/pessoas podem dizer coisas muito bonitas, agradáveis e acalentadoras, mas a base é a Bíblia? Essas páginas tem passado valores eternos e celestes ou valores passageiros e terrenos?

A página/perfil não pode substituir sua devocional

Vamos supor que passou no primeiro teste! A página é bem bíblica, ensina verdades eternas e celestes. Maravilha! Já é um bom começo. Mas o conteúdo publicado por elas NÃO pode, de jeito nenhum, subsituir seu tempo de devocional, este é seu momento particular com Deus, só você e ele!

Sua satisfação está na lei do Senhore nessa lei medita dia e noite. (Salmos 1.2)

Precisamos meditar diariamente na Bíblia e conversar com Deus através da oração. Não dê prioridade para ler um texto de um blog/página ao invés de ler a Bíblia. Eu prefiro que você não leia nossos posts se isso te privar/impedir de ler a Bíblia. Leia a Palavra de Deus antes de ler nossos posts, ok?! Preze pelo seu tempo particular com o seu Pai Eterno!

A Bíblia deve ser seu único modelo a ser seguido

Por mais coerente e bíblica que uma página possa ser, ela não pode ditar o seu modo de viver! A Bíblia continua sendo seu modelo, seu “manual”, seu “mapa” por onde seguir. Ninguém pode substituir o que a Bíblia diz!  Como disse anteriormente, página nenhuma e pessoa nenhuma pode substituir seu tempo com Deus, logo também não pode ditar a forma que você deve viver.

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. (Salmos 119.105)
Quando não souber qual caminho seguir adiante, busque a Deus por meio da oração e sua Palavra, Ele irá dirigi-lo, apenas confie e o busque!

As páginas não irão te ligar a Deus

Por mais coerente biblicamente, por mais que mostrem a importância do tempo devocional e te incentive a fazer isso, e sempre aponte para Cristo, ela não irá te ligar a Deus.

Ao morrer pelos nossos pecados na cruz, Jesus nos ligou diretamente a Deus – lembra que no AT eles tinham que oferecer sacrifícios, só falavam com Deus através de profetas, etc?! Para nós, hoje, é bem mais fácil ter acesso ao trono da graça uma vez que Jesus nos liga diretamente ao Pai.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6)

Nós temos comunhão direta com Deus, temos um Pai que se importa conosco e cuida de nós, então não o busque em pessoas/páginas. Ele deixou Sua Palavra para mostrar Sua vontade, e deixou um canal aberto através da oração para que possamos falar diretamente com Ele.

Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. (1 João 1.3b)

Ao encontrar uma página nova ou seguir uma velha pense sobre isso:

  • Tenho aprendido verdades eternas?
  • Ela têm me incentivado ou me impedido de fazer a devocional?
  • A Bíblia ou essa página tem ditado meu modo de viver?
  • Ela têm me incentivado a estar mais próxima de Deus ou tenta substitui-Lo em minha vida?

Reflita 😉

Deus as abençoe!

 

 

Ministério feminino na Igreja

 

A mulher sempre teve o seu papel na Palavra de Deus. Desde Eva, a primeira mulher, que recebeu de Deus uma tarefa muito importante: ela seria a ajudadora idônea de Adão. Tarefa importante que continuou existindo na vida de muitas mulheres que tiveram papel relevante na história do povo de Israel como Débora, Miriã, Ester, Rute, Ana e outras que obedeceram a Deus sendo ajudadoras, mães, esposas, rainhas, mulheres de Deus.

Quando Jesus esteve aqui na terra caminhando entre nós, curou, recebeu e conversou com muitas mulheres, e algumas o seguiram de perto. Elas caminharam com Jesus pelas cidades, viram os milagres, e algumas estiveram com ele até durante a crucificação. Na manhã de domingo estavam lá para ungir seu corpo e receberam a maravilhosa notícia que Jesus estava vivo. Estas mulheres estavam lá quando a igreja se formou, no dia de Pentecostes.

Todos estes perseveravam unânimes com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 01:14

Muitas mulheres ajudaram no início da igreja, recebendo em suas casas os apóstolos como Lidia que recebeu Paulo e Silas quando foram milagrosamente libertos da prisão.

E saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram e depois partiram. Atos 16:40

O Apóstolo Paulo fala em suas cartas de mulheres que eram importantes para a obra missionária da igreja que se espalhava pelo mundo.

…que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 04:03

As mulheres tem um ministério importante na igreja. Como Maria podemos orar, a intercessão é fundamental para o crescimento de uma igreja local e as mulheres devem se colocar a disposição criando grupos de oração e visitação, para que estejam atentas as necessidades da congregação, orando pelo pastor e líderes. Como Lídia as mulheres podem ser hospitaleiras, recebendo em suas casa os missionários e pastores que estão em viagem, que privilégio poder receber um missionário e sua família para um tempo de comunhão, de alegria, de descanso. Como hospitaleiras podemos arrumar o templo, cuidar para que a igreja seja um lugar acolhedor onde os visitantes sejam recebidos com amor e cuidado.

Paulo fala de Febe uma mulher solteira que ajudava-o em suas viagens levando suas cartas às igrejas. Podemos ver no exemplo de Febe que a mulher pode exercer na igreja este ministério de cuidado dos missionários, lendo as cartas, mantendo contato com suas famílias, para ajudar além das ofertas mensais, mandar presentes para as crianças, uma caixa especial no dia do aniversário do missionário ou de sua esposa.

Muitas mulheres vão para os campos missionários. Amy Carmaicol se destacou indo para  a Índia e mudando a política daquele país em relação às crianças que eram vendidas para os templos., Mary Slessor é chamada de mãe da Nigéria por seu trabalho naquele país e hoje temos nos campos missionários várias mulheres solteiras e também casadas com pastores e missionários, enfrentando barreiras culturais, dificuldades de saúde, criando seus filhos e ensinando outras crianças algumas em países onde existe perseguição, escondidas e correndo risco de morte dela e de sua família.

O trabalho feminino tem uma grande relevância nas igrejas. Em alguns lugares as igrejas surgem em casas onde mulheres se reúnem para orar, para ensinar crianças e este trabalho cresce e nascem igrejas fortes. O apóstolo Paulo fala de Trifena e Trifosa, de Perside, de Maria que trabalharam muito para que a igreja se espalhasse pelo mundo daquela época e chegasse até nós. Podemos continuar este trabalho tão importante, orando, ensinando, recebendo, cuidando de nossas famílias, levando nossos filhos à igreja, falando em casa do amor de Jesus, assim vamos passar a tocha da fé a outras mulheres que vão continuar falando de Jesus até que Ele volte para buscar a sua igreja.

Dei muitos exemplos de muitas mulheres na igreja. E você, o que tem feito?