Devocional e a prática cristã

Bíblia aberta com caneta dentro sobre uma mesa, xícara de café ao lado
Bíblia aberta com caneta dentro sobre uma mesa, xícara de café ao lado

Olás!

Como vão as resoluções de ano novo? Confesso que nunca montei oficialmente a minha, mas todo ano quero melhorar minhas devocionais. Acho que é uma área da vida que sempre podemos melhorar!

E nesse mês de dezembro já publicamos 3 textos sobre devocional, para te ajudar a entender o que é e como fazer.

A Rebeca nos respondeu a pergunta “Afinal, o que é devocional?”. Antes de começarmos a fazer devocional precisamos saber do que se trata. Se você não sabe o que é ou como fazer, corre lá no texto dela!

A Débora nos mostrou qualidade é melhor do que quantidade! O seu foco não deve ser em quantos versículos você lê por dia, mas o quanto esses versículos estão mudando sua vida.

A Camilla falou que o tempo de devocional não é mágica. Não é nada inatingível! O tempo de devocional está disponível e deve ser feito por todos.

Hoje eu quero falar um pouco mais sobre a diferença que esse tempo devocional por fazer na sua vida e prática cristã.

Por mais que não há uma passagem bíblica específica que ordena a devocional diária, há um versículo que fala sobre isso e que gosto muito. É o Salmo 1.2:

“sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.”

A Bíblia é o registro completo da comunicação de Deus para conosco. Para sabermos a vontade de Deus, precisamos meditar nela e conhecer a Lei do Senhor. Como o salmista nos diz, nossa satisfação, nossa alegria deve estar na Lei do Senhor, e só vamos conhecer a Lei de Deus ao ler Sua Palavra. A Bíblia deve ser o livro mais importante que você leu, lê e lerá, independente se você gosta ou não de ler.

Mas essa leitura não pode ser feita como se você estivesse lendo uma ficção ou romance. 

Ela deve ser feita com atenção, respeito e amor

O que você está lendo precisa mudar sua vida. Se não está tendo mudança, algo não está sendo feito corretamente.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16 e 17)

Além disso, nosso tempo devocional deve ser um tempo íntimo com Deus, um momento seu e Dele. Dessa forma podemos:

  • Agradar a Deus
  • Desfrutar da comunhão com Deus
  • Descobrir como Deus quer que vivamos nossa vida
  • Desenvolver um estilo de vida de acordo com a vontade de Deus

Que o nosso tempo de devocional e, principalmente, nossa vida possa ser definida pelo Salmo 42.2

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”

Que possamos ter, diariamente, sede de Deus e nos deleitar no Senhor ao meditar em sua Palavra dia e noite.

Deus as abençoe!

Não é mágica

Bíblia no chão de madeira com folhas secas vermelhas e amarelas em volta
Bíblia no chão de madeira com folhas secas vermelhas e amarelas em volta

Devocional não é mágica. Não tem nada de misterioso, inatingível ou difícil. Devocional é basicamente abrir seu coração a Deus. Tanto pra falar com Ele, quanto pra receber sua Palavra. Algumas pessoas talvez pensem que devocional é algo difícil, por isso talvez nem tentem começar, mas eu te digo que um analfabeto, que não tenha nenhum conhecimento avançado mas tenha suficiente fé, pode fazer.

Eu diria que podemos fazer diferentes tipos de devocionais, mas o fim dela deve ser o mesmo: ser devoto a Deus. Devoção significa “Dedicação diligente e criteriosa; empenho, entrega, interesse.” (Vide dicionário Michaelis) Isso significa que nossa devocional deve ter como objetivo uma entrega de nós mesmos a Deus e deve ser algo feito de coração. Além desse objetivo, o percurso pode ter diversos métodos. Você pode orar, cantar, ler a Palavra, entre outras coisas.

Algo que acho importante durante a devocional é ter um foco, sabe? A gente sentar no nosso cantinho, sem distrações, sem notificações do celular. Isso faz nossa mente estar concentrada e nosso espírito ainda mais inclinado a Deus. É um momento íntimo com Deus e também de reverência.

Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Mateus 6:6 NVI

Eu também acho que sempre antes de ler a Palavra você deve orar e pedir o discernimento do Senhor, para que Ele mostre sua verdade. Há quem abra a bíblia procurando frases que os agradem ou mesmo para interpretar versículos do jeito que quiser, mas a Palavra é uma só, vinda do coração de Deus como um presente imenso para nós, então temos que estar sensíveis ao que Ele diz e não ao que queremos ouvir.

Creio que tendo esse zelo e sendo verdadeira na sua entrega, não tem erro, não tem mágica, é você e Deus unidos por uma oração?

Continue reading

Leitura bíblica: qualidade é melhor do que quantidade

biblia aberta sobre uma mesa, xícara ao lado, gavetinhas azuis ao fundo
biblia aberta sobre uma mesa, xícara ao lado, gavetinhas azuis ao fundo
É muito comum no final do ano começarmos a pensar nas metas para o ano seguinte, e uma meta que sempre está na listinha da maioria dos crentes é: fazer a leitura da Bíblia inteira em um ano, ou em dois anos. Começamos Janeiro animados, lendo todos os dias e ticando no nosso plano de leitura os dias já lidos. De repente falhamos um dia, de repente falhamos dois dias, e quando vemos já tem muito texto acumulado pra ler tudo num dia só e muitas vezes acabamos desistindo.  Outras vezes começamos empolgados a ler o Velho Testamento, mas desanimamos ao chegar nos livros das leis cerimoniais, ou de genealogia. Em primeiro lugar, penso que muitas vezes isso acontece porque acabamos prezando mais pela quantidade do que pela qualidade. Se não lermos aquela quantidade de capítulos naquele dia, todo nosso plano de leitura bíblica ficará atrasado, e aí sempre acabamos ficando frustrados. Devemos nos esforçar para ler a Palavra não para cumprir uma meta ou ticar um quadradinho numa tabela, mas para conhecer mais do Deus da Palavra, estar mais perto dEle, e tirar dela ensinamentos maravilhosos para a vida. “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia”. Provérbios 30:5 Preze por ter um tempo de qualidade com Deus, sem correr na leitura, mas prestando atenção em cada verso. A Palavra de Deus é poder para nos transformar de dentro para fora, mas não irá fazer diferença nenhuma caso leiamos correndo, sem meditar, sem tentar entender o que o texto diz. Ore antes de ler para que Deus fale com você naquele momento. Ore depois de ler para que possa aplicar aqueles ensinamentos no seu dia a dia.  Percebe como é diferente do que simplesmente “batermos cartão” na leitura do dia e pronto? “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3:16-17 “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. Mateus 6:6 Uma dica que eu dei no Instagram esses dias para as meninas que disseram que tem dificuldade em se concentrar para ler, é: organize um cantinho para você em casa. Uma escrivaninha simples, uma mesinha, ou até um criado, onde você possa deixar sua Bíblia, suas canetas, seu caderno de anotações. Eu penso que nós mulheres somos muito visuais, e ter um espacinho nosso, bonitinho, arrumado, pode ajudar a nos dar ânimo para sentar e gastar um tempo ali. Vou deixar aqui o link de uma pastinha que criamos no Pinterest com várias ideias de cantinhos pra fazer devocional. Que em 2021 possamos priorizar realmente a leitura da Palavra. Que nossa meta seja escavar fundo este livro para extrair tesouros para a eternidade. Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra. Salmos 119:16

Afinal, o que é Devocional?

caderno e livro em cima de Bíblia aberta, tudo em mesa de tábuas
caderno e livro em cima de Bíblia aberta, tudo em mesa de tábuas

Quando o tema foi proposto para o blog, eu fiquei muito feliz, pois diferente do que você imagina, durante pelo menos 22 anos eu não fazia ideia do que era devocional, e mesmo que eu soubesse fazer um, eu não sabia que chamavam desta forma. Independente do seu nível de conhecimento no assunto, fique conosco, pegue um café e continue esta conversa comigo, vai valer a pena.
Antes de tudo, quero dedicar este texto a minha mãe, que é o meu maior exemplo em devocionais e assim como eu, não conhecia o termo em si, mas sempre praticou devocionais e me ensinou esta prática sem saber que tinha este nome.

“Ok Rebeca, mas como você define o termo?”

De acordo com o dicionário online de língua portuguesa, a origem do termo devocional tem relação com o religioso, ou seja, ser devoto, ser admirador de alguém, no caso, de Deus; também diz respeito a oração e tempo de dedicação a algo religioso. Pensando desta forma, é possível entender que tudo o que está ligado a adoração é um devocional, mas não é isto que acontece. O devocional é não apenas uma adoração, mas um hábito, uma dedicação reservada somente a aprender sobre Deus e sem dúvida, aprender sobre si mesma.
De forma mais simples, devocional é um momento do dia reservado apenas para estudar a palavra de Deus, orar e refletir sobre o que você precisa melhorar, buscando respostas bíblicas e analisando seu caráter o tempo todo. O devocional não precisa ser perfeito, afinal, não somos perfeitas, mas exige zelo, afinal, não custa nada tirar 10 minutos do dia para ler e orar não é mesmo?

“Então como fazer isso?”

O devocional não é como uma receita de bolo, cada pessoa tem sua maneira de realizar o devocional, e aqui vou deixar algumas sugestões, mas lembre-se, elas não são absolutas, são apenas ideias para facilitar seu começo, e com o tempo, você pode adequar a seu ritmo e suas habilidades.

Ideias:

1. Devocional criativo

Se você tem habilidades artísticas e gostar e usar isso para servir ao Senhor, o melhor a se fazer é usar o tempo para leitura, oração, e realizar alguma atividade no qual você se sinta inspirada, como criar uma poesia, uma música ou até um desenho. O importante é se conhecer e perceber o que te deixa mais a vontade. A partir das passagens bíblias, você desenvolve suas ideias.

2. Crie seu devocional!

Se você possui facilidade com a escrita, pense nos temas mensalmente, pesquise os textos bíblicos e crie seus próprios devocionais! Desta forma, você pode registrar seus aprendizados e compartilhar com suas irmãs em Cristo, e até amigos que não conhecem da palavra. O tema do devocional vem do coração, daquilo que Deus está nos ensinando, então, se sua facilidade é em criar os devocionais, não tenha medo de começar, inicie com pequenas frases, parágrafos e claro, se estiver confortável, faça um estudo completo.

3. Praticidade? Temos aqui

Se você vive uma rotina puxada, é mãe, esposa ou até trabalha em um emprego que exige muito de você, não se preocupe! Há formas práticas de fazer seu devocional. Existem aplicativos com estudos prontos e uma série de livros com devocionais temáticos que você pode utilizar no seu dia a dia. O importante é que deixe um tempo exclusivo para Deus, tanto em leitura, quanto em oração.

Além disso, tenha em mente que o devocional possui uma série de vantagens, Espiritual, afinal estamos falando de um momento onde o Espírito Santo age nos dando entendimento da palavra; Intelectual, pois trata-se de um tempo de leitura, reflexão e auto análise; e sem dúvida Emocional, pois trata-se de uma zona de fuga do dia a dia, onde está apenas você e Deus, e isso é maravilhoso!
E lembre-se dessas dicas:

O momento de devocional deve ser exclusivo:

Seja 10 minutos ou uma hora, o devocional tem que ter foco, não adianta ficar fazendo outras atividades ao mesmo tempo, você vai ouvir tudo, menos o que Deus tem a dizer;
– Não se preocupe em mostrar: Apesar de ser muito bom compartilhar os aprendizados, faça isso depois de ler e refletir, muitas pessoas ficam postando o tempo todo o devocional simplesmente por postar, evite isso! Muito além das aparências, o foco do devocional é edificar, por isso, seus aprendizados devem apenas ter o intuito de ver o nome do Senhor glorificado;

Devocional é intelectual!

E leitura bíblica abre brecha para uma série de habilidades, criar o hábito de ler, interpretar textos, pesquisar significados, discutir temas diversos e principalmente, entender como Deus é presente em cada detalhe de nossas vidas.

Um passo por vez!

Muita gente tem dificuldade de fazer devocional, mas lembre-se, ter o costume de fazer isso é gradativo, como criar o hábito de fazer exercícios físicos por exemplo. Você começa com 5 minutos, vai para 10 e assim vai até o tempo que sentir confortável, o importante é não desistir! Se estiver difícil, faça o devocional em dupla, até que se sinta segura de lidar com isso sozinha, não atoa temos irmãos em Cristo!

“Mas Rebeca, onde na Bíblia temos indicado que é necessário fazer devocional?”
Apesar de não existir textos específicos falando sobre isso, a prática é necessária. Daniel orava três vezes ao dia, os discípulos aprendiam com Cristo dia e noite, e alguns versículos deixam evidente o poder da palavra e da dedicação a Deus, o que torna válida a prática, principalmente em tempos tão difíceis de criarmos foco e disciplina na dedicação de aprendizado da palavra de Deus. A seguir temos alguns versículos que apresentam a importância da devoção a Deus e principalmente, da dedicação a entender o que estamos lendo.

Poder da palavra:
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. – Hebreus 4:12

Importância da palavra:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” – 2 Timóteo 3:16,17

Valor da Palavra:
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.” – Oséias 6:3

Bênçãos dadas por Deus
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” – Mateus 6:33

Ou seja, Deus é tão maravilhoso, que além de nos dar infinitos motivos para conhecer mais sobre Ele, ainda nos abençoa de formas inimagináveis.

Vamos começar nossos devocionais?

Que Deus te abençoe!

Deus é a chave para todos relacionamentos

três amigas conversando e rindo na cidade
três amigas conversando e rindo na cidade

Não vivemos isolados em uma ilha, então precisamos nos relacionar com as pessoas, começamos quando crianças nos relacionando em família, depois vamos para a escola onde enfrentamos nossos primeiros problemas, descobrimos que não somos aceitos por todos, e que teremos que conversar, fazer amigos e medida que crescemos vamos enfrentando outros níveis de relacionamento no trabalho onde muitas vezes brigamos por posições e cargos, e temos os relacionamentos amorosos que também são muito complicados as vezes.

Muitos encontram problemas em suas famílias porque mesmo neste relacionamento tão próximo encontramos problemas, infelizmente pais enfrentam problemas em seus casamentos e seus filhos acabam sofrendo , vivendo em sua rotina diária uma luta , a Bíblia nos conta a historia de Rebeca que tinha dois filhos, e escolheu amar mais um que o outro então  acabou ajudando Jacó a enganar seu pai Isaque e assim tirar a benção que era de Esaú, este ato destruiu a família, Esaú e Jacó se tornaram inimigos, Isaque ficou decepcionado com sua esposa e Rebeca ficou sem o filho que amava, relacionamentos destruídos porque Rebeca não confiou em Deus.

Se o Senhor não edificar a casa , em vão trabalham os que edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam as sentinelas. Salmos 127:01

Os relacionamentos familiares devem ser edificados em Deus, o lar deve ser o lugar seguro para o crescimento emocional dos filhos, marido e mulher devem buscar na Palavra de Deus as respostas para seus medos, cada refeição deve ser um momento de conversa, de saber o que está acontecendo com os filhos, cada membro da família deve ter alegria em voltar para casa depois do dia de trabalho ou de escola, se os relacionamentos estão ruins no trabalho ou na escola a família reunida ao final do dia deve ser o remédio que cura todas as dores.

Nesta sociedade egoísta que vivemos sofremos com relacionamentos no trabalho, na escola e infelizmente até dentro das igrejas, muitos tem esquecido que nosso ego deve morrer a cada dia e que devemos viver para Cristo deixando que o Espirito Santo de Deus molde nossas personalidades.

Quando olhamos para os discípulos vemos varias personalidades, todas convivendo com Jesus e podemos entender que precisamos de Jesus em nossas vidas para que em cada detalhe sejamos moldados para que nossos relacionamentos sejam sempre abençoadores.

Deus é a chave para que tenhamos relacionamentos sadios, começando em nossa família, onde vamos aprender a perdoar, a dar suporte, depois quando vamos para a escola levamos esta maneira de ajudar e perdoar, no trabalho também teremos uma atitude de respeito para nossos colegas e chefes, e na igreja seremos sujeitos a autoridade espiritual que Deus colocou.

Deus nos criou para vivermos em sociedade, não podemos nos isolar, sabemos que muitas vezes é complicado principalmente nos dias que atravessamos, onde as pessoas se voltaram para seus egos, somente homens e mulheres que tem um relacionamento com Deus podem trazer para este mundo a mensagem de esperança que Jesus deixou.

Para que em família, na sociedade, na igreja tenhamos relacionamentos saudáveis, precisamos de um excelente relacionamento com Deus, precisamos buscar a sua presença , precisamos desejar conhecer a cada dia a vontade de Deus para nossas vidas.

Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus. Salmos 42:01

Busque a Deus , tenha tempo de oração, de devoção, de leitura de sua Palavra e certamente seus relacionamentos serão agradáveis, e será muito bom conviver e estar contigo, pois o bom cheiro de Cristo que está em você mudará o ambiente na sua família, no seu trabalho, na sua escola e na igreja.