Não é nenhuma surpresa casais usarem os versículos de 1 Coríntios 13 em convites de casamento e declarações de amor, em especial os versículos 4 e 7. Porém consigo enxergar grandes mandamentos nesses versos para os solteiros também!
Não é nenhuma novidade Paulo exortou os solteiros a se dedicarem a vida ao Senhor: “O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.” (1 Coríntios 7:32).
Para fazer as coisas do Senhor temos que ter amor, e é aí que se encaixa 1 Coríntios 13. Veja:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.”
Nesses dois primeiros versículos vemos que não adianta absolutamente nada falar com todas as pessoas, em qualquer língua, se não transmitirmos amor, o amor divino, o amor que foi provado numa cruz. De que adianta poder falar com muitas pessoas se elas não sabem a quem servimos e amamos?
“Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.”
Sim, pessoas necessitadas tem uma grande necessidade física, mas a necessidade espiritual é muito maior! Então, de que adianta doar coisas a pessoas necessitadas e fazer boas obras se as pessoas nunca vierem conhecer a Cristo?
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Quantas vezes buscamos o nosso interesse e nossas necessidades e não olhamos para o lado, para uma pessoa próxima a nós que precisa de muito mais? Quantas vezes deixamos de dar um abraço em alguém que está com o coração machucado só porque estamos com pressa de ir logo para casa porque estamos com fome? Quantas vezes ficamos magoadinhos porque alguém conseguiu a promoção que você tanto queria no trabalho? Quantas vezes ficamos bravos com alguém porque ela não deu um sorriso quando você comprou o pão às 6h da manhã? Quantas vezes vemos a injustiça e estamos totalmente alheios a isso? Quantas oportunidades não perdemos de falar do amor de Cristo a alguém porque estamos mais interessados no nosso cochilo, no nosso livro ou na nossa música quando estamos no ônibus ou metrô?
“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.”
Um dia tudo nessa terra passará, toda dor e sofrimento, toda saudade, toda ansiedade, tudo! Ou quase tudo… o amor de Deus, o amor que Ele põe em nosso coração: este permanecerá para sempre!
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”.
A cada dia crescemos mais, aprendemos mais, chegamos mais perto do dia em ver Deus face a face. Hoje temos podemos ver o agir de Deus ao nosso redor, mas um dia poderemos ver Ele em toda a Sua glória e esplendor.
“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”
Sempre devemos carregar três coisas em nossa vida:
- A fé, pois é ela que nos aproxima cada dia mais de Deus;
- A esperança de um dia estar com Deus;
- E o amor, que é o mais importante, pois é este que sustenta os outros dois! Não adianta ter fé e esperança sem amor – é o amor que prova a existência dos outros dois.
1 Coríntios 13 pode ser usado como frases de declaração de amor, de convite de casamento, mas deve ir muito além disso: 1 Coríntios 13 deve ser o manual de conduta de todo cristão, seja ele casado ou solteiro!
No comment yet, add your voice below!